sexta-feira, 24 de setembro de 2010

 

ITÁLIA


  ROMA 


PRAÇA NAVONA


Piazza Navona, coração de Roma, encontra-se no local onde o Imperador Domiciano mandou construir um estádio para corridas de carros. Construída entre 96 e 81 AC para jogos e competições tendo mais tarde servido para lutas contra animais e lutas entre gladiadores.
O Papa Sisto IV no século XV mandou construir o Palazzo Madama e o Palazzo Massimo alle Colonne.



Por ordem do Papa Gregório XIII no século XVI foi ali construída a Fonte dos 4 rios ou Fontana dei Fiume.
Ornamentam esta praça três fontes barrocas: a Fonte dos quatro rios, de Bernini ao centro, a Fontana del Moro e a Fonte de Neptuno nas extremidades.


Ao centro, no lado ocidental, a igreja barroca Sant'Agnese in Agone de Borromini e a seu lado o belo palácio Pamphili, (fotos em cima) comprado pelo Governo brasileiro para servir de sede à sua Embaixada.
A praça é visitada durante todo o dia e também à noite, pelos turistas, por isso, dispõe de bastantes vendedores de lembranças, além de pintores e artistas de entretenimento.
Na época natalícia é frequente encontrarem-se barracas de mercado onde se podem adquirir produtos típicos da época, como estatuetas para o presépio.


A Piazza Venezia, situa-se na colina do Capitólio, em pleno coração de Roma.
É considerada o centro do tráfego romano.


Ao lado da praça rectangular ergue-se o imponente Vitoriano, o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, também chamado Monumento ao Soldado Desconhecido. No seu interior alberga um museu da história militar e bélica de Itália, é jocosamente referido pelos romanos como a Máquina de Escrever, pela sua forma, ou Bolo de Noiva e Elefante Branco, devido à sua cor, um branco imaculado que contrasta com o branco "sujo" das ruínas romanas.
O lado ocidental da praça é ocupado pela fachada renascentista do Palácio Veneza que foi, por um breve período, palácio papal. A fachada deste edifício pertence à memória dos habitantes, já que era nas suas varandas que Benito Mussolini fazia os seus discursos, nos anos do fascismo.
Actualmente é um museu.


Piazza Barberini, situa-se no centro de Roma na colina do Quirinale.
No centro da praça destacam-se a Fontana del Tritone e o Palazzo Barberini.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • janeiro 2011